sábado, junho 18, 2011

Cole Porter & Paris


Adorei o filme do Wood Allen - Meia-Noite em Paris - que abriu o festival de Cannes deste ano e entrou ontem, 17 de junho, em cartaz aqui, no Brasil, em um número recorde de salas. Nostalgia, romantismo e personagens como Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald, Picasso, Dalí e Buñel fazem parte desta comédia romântica que está uma delícia.

Os tons sépias das cenas em Paris, tendo Cole Porter como trilha de fundo, combinam com a proposta de Wood em pensar se não seria melhor voltarmos ao passado e conviver com grandes nomes, numa época em que os artistas tinham mais facilidade de se expressar, de fazer arte, sem se venderem para um mundo focado apenas no dinheiro, dos roteiros hollywoodianos.

Wood não perde seu humor irônico e critica os 'pseudointelectuais', que na verdade são mesmo um saco! (quando virem o filme vocês vão me entender e rir) e traz uma mensagem linda sobre a vida - viver no passado não resolve os problemas do presente, nem nosso medo da morte; a gente tem de se adaptar e aproveitar cada tempo, como caminhar sob a chuva...

Como eu amo Paris (postei aqui abaixo uma foto que tirei lá), o filme de Wood é um prato cheio para os amantes desta cidade. Um casal de velhinhos atrás de mim no cinema não parava de se lembrar de suas viagens à Cidade Luz, comentando as cenas. Divertido e gostoso de ver, Meia-Noite em Paris mostra o glamour de viver em uma cidade que me fisgou definitivamente, desde os tempos de Amélie Poulain.

Nenhum comentário:

Postar um comentário